quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Escolinha: Prós e contras do primeiro ano


Passamos pelo primeiro ano na escolinha. E por isso resolvi compartilhar o que vi de positivo e negativo nesta escolha, dando uma visão para quem ainda vai entrar neste mundo e quem sabe trocar informações com quem está vivendo o mesmo momento ou já passou por isso.

O que eu gostei na escolinha: 
  • O fato de conviver com outras crianças. Embora muitos especialistas digam que os pequenos não socializam, eu observei uma alteração de comportamento. Ela aprendeu a conviver com crianças da idade dela e gosta disso, hoje ela prefere brincar com outras crianças à com os adultos. 
  • Ela tem aula de música e hoje adora interagir com instrumentos ou brinquedos musicais. 
  • Começou a desenhar utilizando diferentes formas, como lápis de cor, giz de cera e tinta. 
  • Na alimentação experimenta coisas diferentes que muitas vezes rejeita em casa. 
  • No geral toda a equipe é carinhosa com as crianças, tratam pelo nome, ligam quando acontece qualquer fato diferente, como uma febre ou um tombo. 
  • A dona/diretora acompanha de perto as turmas, assim como o restante da equipe. 
  • Existe uma organização, sempre recebemos comunicados com antecedência, assim como o cardápio que chega toda a sexta. 
  • Sobre a alimentação, acho sortida e saudável, sempre tendo frutas no lanche e salada na janta. Determinados alimentos somente com a autorização dos pais, então nunca tive surpresas. 
  • O fato da escola ser pequena, isto é, atender crianças somente nos primeiros anos (é do berçário ao jardim), torna todo mundo conhecido e o ambiente passa maior segurança. 


O que eu não gostei: 
  • As viroses, elas correm solta, nariz escorrendo se torna fato rotineiro, no inverno não tem como evitar uma visita mensal no pediatra. E é ouvido, garganta e antibiótico. 
  • A comunicação via agenda nem sempre é eficaz, nos dois casos em que algo não foi enviado de volta para a casa a primeira reação foi de negativa, somente após insistência foram procurar e encontrar com outros colegas. 
  • Passamos por uma troca de professora no final do ano, que não foi aprovada pela pequena e posteriormente por mim.

Uma lição valiosa que eu tive foi de quanto o gostar ou não influência no humor da Alice. Antes da troca da professora e agora em 2015 na nova turma (agora ela é Pré-Maternal), ela se sente feliz e ansiosa em ir para escola, entra correndo puxando a mochila bem faceira. Na hora de ir embora ela chega cansada, mas tranquila, conversando e cantando, e aceitando nossos sim e não com mais facilidade.

No breve período com a professora substituta ela se agarrava nas minhas pernas e não queria entrar na escola de jeito nenhum, chorava, emburrava. E o mesmo comportamento no retorno para casa. Era um festival de se atira no chão e não para tudo que nos deixava nervosos e preocupados. 

Confesso que pensei em procurar outro lugar, talvez um colégio, mas pesei o bom trabalho das duas primeiras professoras (Alice começou no berçário 1 e perto de completar um ano foi promovida ao berçário 2) e vendo a alegria que ela tem agora, sei que tomei a decisão correta.

Então posso dizer que a escolha foi acertada, e se alguém me pedir sugestão de escolinha, recomendo a da Alice com gosto. E se inicialmente eu matriculei ela a contragosto, hoje vejo como um ótimo complemento, o que ajuda aliviar um pouca da culpa de ser uma mãe que trabalha fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.