segunda-feira, 19 de maio de 2014

Maio, um mês feminino

Um mês de frio e calor, chuva e sol, qualquer semelhança com a TPM não deve ser mera coincidência.

Seu nome vem de uma deusa, não se sabe se da romana Bona Dea da fertilidade ou da grega Maya, mãe de Hermes.

Chamado hora de mês das noivas, hora mês das mães, o fato é que a figura da mulher parece sobressair nestes 31 dias. São os comerciais de TV abordando a relação com os filhos (e nos fazendo chorar) ou as reportagens especiais com as últimas tendências em casamento.

Apesar deste último já ter perdido o posto de favorito no Brasil (eu mesma fui uma que escolhi novembro por considerar um mês com temperatura mais estável), uma das possíveis origens parece estar em antigos costumes do hemisfério norte, onde a chegada da primavera era comemorada (o que me faz recordar da série de livros As Brumas de Avalon, por sinal, com personagens femininas muito fortes).

Também vem do hemisfério norte a possibilidade de maio ser o mês das noivas por ser a época em que as pessoas tomavam o seu banho anual. Já a igreja católica elegeu maio como o mês de Maria, e como teoricamente toda noiva quer ser mãe, fez com que essas duas imagens figurasse neste período.

Então para as noivas de maio, que vocês tenham um dia mágico. Para todas as mamães, aproveitem ainda mais para celebrarem a relação com os seus filhos, aos filhos aproveitem para beijar e abraçar quem muito fez e faz por vocês.


Sites pesquisados:
http://unique-se.com.br/index.php/por-que-maio-e-considerado-o-mes-das-noivas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.