quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Maternidade: As fases do primeiro trimestre


Pisquei os olhos e me dei conta que na próxima semana minha pitoca já irá completar 3 meses. O curioso é que muitas vezes ainda olho e não acredito neste pequeno milagre. E para verem como o tempo me ultrapassou, que eu nem consegui fazer um post para cada mês (podem me chamar de desorganizada). Sendo assim, comecei a pensar como foram estes três meses e notei que cada um foi uma fase, minha e dela.

Fase 1 – Pijama amigo: Até ela completar um mês confesso que só tirei o pijama para ir às consultas médicas ou quando vinha alguém nos visitar. O sono imperava.  Alice mamava em média de 2 em 2 horas, tanto de dia como à noite. Muitas vezes eu achei que nunca mais iria dormir e finalmente descobri a utilidade de um smartphone, ele me manteve acordada nas mamadas da madruga. Ela fazia cocô em todas as trocas de fralda. Cheguei a me assustar com o de cor verde, ao qual o pediatra disse ser normal (nem sempre o tio google nos passa a informação mais correta), os primeiros angus começaram a surgir, assim como as cólicas. Solução para este último? Corta o leite, feijão, brócolis e o que diz dar gases. A necessidade pela mãe era grande, então o aprendizado de banho e almoço rápido se fez necessário. Aqui um agradecimento especial para a vovó Zu, que nos apoiou dia e noite.

Fase 2 – Roupas de gente: O tempo das mamadas pulou para de 3 em 3 horas, e já consigo tomar um banho normal (graças novamente a vovó Zu) e assim, abandonei o pijama e passei a me vestir normalmente. O angu já começou a ganhar a companhia de outros termos dessa misteriosa língua chamada bebenês. Os primeiros vômitos apareceram, por outro lado, o número de cocôs diminuiu. Ela já fica mais acordada e interage. Fizemos os primeiros passeios, até por que a mamãe aqui já estava surtando de ficar só dentro de casa.

Fase 3 – Objetivos – Ela sorri, conversa em bebenês, já dá beijo na mamãe e tem uma personalidade forte. Faz beiço e chora quando não é atendida. Estou quase lançando 40 Canções Para Ninar Alice, pois na hora de dormir, as músicas precisam ser personalizadas. Aliás, o início do sono da noite é abraçada na mamãe, só depois vai para o berço completar a média de 7 horas de sono noturno. Já fazemos caminhadas na rua quando tem sol e está quente. E eu, já tenho pequenos objetivos, como escovar os dentes pelo menos 3x no dia, tomar banho e me arrumar, ler pelo menos 15 minutos de um livro e tentar atualizar os blogs pelo menos 1x na semana. O papai nos leva para almoçar fora no final de semana, para a mamãe descansar, e a minha mocinha se comporta muito bem.

Completado agora quase 3 meses, posso dizer que ser mãe é uma experiência maravilhosa, mas tem que querer. Ter filho cansa. Para quem estava à milhão, trabalhando e correndo de um lado para o outro como eu, chega a dar um baque ficar em casa em roda da pequena. Mas as descobertas diárias fazem tudo valer a pena, pois o amor é bem maior do que o cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.