quarta-feira, 17 de julho de 2013

Maternidade: Mitos e Verdades na minha (humilde) opinião



Quando ficamos grávidas lemos e ouvimos diferentes opiniões. Com base nisso, comecei a brincar o que era mito e o que era verdade pra mim. Como não existe um padrão, resolvi compartilhar, vai que existam mais mães como eu?

      1)      Toda mãe tem sono leve
Mito: Eu ferro no sono. Se a Alice resolve fazer baile mais de uma noite seguida, mais difícil fica de acordar.

      2)      Amamentar emagrece
Mito: Naquelas né? No início eu até emagreci, mas ficando em casa eu até engordei. Então esse paraíso não é para todas, e como para quem amamenta dieta nem pensar, é esperar 2014 para colocar o corpicho em forma.

      3)      Toda a ajuda é necessária
Verdade: Agradeço muito a minha mãe, que me ajuda e muito. Ela faz mais do que jus ao título de melhor mãe e avó do mundo.

     4)      Todo o cansaço vai embora com um sorriso
Verdade: Às vezes você está um bagaço, com dor em tudo, mas um sorriso do pequeno e tudo se resolve.

      5)      Não dar colo sempre que o nenê pedir para ele acostumar
Mito: Eu não consigo educar conforme os livros, se ela chora ganha colo, carinho e mama. Sim, algumas tardes ela dorme só no colo e eu deixo. Quando eu vou viver esse momento novamente com ela? Então eu também aproveito e fico abraçada na minha fofa.

      6)      Pijama e chinelo se tornam uniforme
Verdade: Eu fico tão em função da Alice que muitas vezes esqueço de mim. Agora que ela está maior (uma moça de 2 meses), tenho me colocado objetivos, como me vestir como gente, escovar os dentes no mínimo 3 vezes no dia, atualizar os blogs e ler pelo menos 15 minutos de um livro.

      7)      Mãe não gosta de palpite e comparações
Verdade: Dicas são sempre bem-vindas, assim como conversas com outras mães. Mas aquela história de fulano vez assim, ou fulana já agia assim, é quase pedir para levar uma bela xingada. Cada bebê tem a sua personalidade, assim como a mãe, e a relação do dia-a-dia é um ajuste do que ambos gostam para estabelecer uma rotina.

      8)      Amamentar é prazeroso
No início é mito. Pois é um suplício. Cheguei a chorar nos primeiros dias. Mas conforme o peito vai se acostumando, a frase se torna verdade e o momento se torna delicioso, pois é intimidade pura entre mãe e filho.

      9)      Trocar fralda é fácil
Verdade: Trocar um nenê para uma mãe não é nojento, pelo contrário, pode ser o momento de inventar músicas e brincar com o bebê.

      10)   Tudo vale a pena por eles

Verdade: Ainda devo encontrar muitos mitos e verdades nos próximos dias, meses e anos. Mas o fato é que cada minuto vale a pena. Ser mãe exige responsabilidade, tempo e atenção. Pode haver dias em que você vá chorar de sono, de cansaço, de culpa. Sim, mãe sente muita culpa. Mas também se diverte com as novidades do dia-a-dia. Cada coisa nova que a Alice aprende, eu aprendo também. É o milagre da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.