domingo, 5 de maio de 2013

Fotografia: Estilo e Qualidade





Um dos fornecedores mais importantes em qualquer evento é o fotógrafo. Pois ele é o responsável em eternizar aquele momento, principalmente para quem opta por ter o livro impresso (algo a prova de qualquer mudança de mídia).

Para quem irá iniciar a procura, sugiro observar três itens: Estilo, Qualidade e Preço (este, inevitável para qualquer contratação).


Estilo: como vocês querem as fotos? Eu não gosto de fotos posadas. Meu livro de fotos do casamento possui movimento. É possível sentir a festa em cada página. Claro, sou suspeita para falar, mas ele tem cor e emoção. A desvantagem disso? Nem todos os convidados aparecem. No meu caso, a filmagem supre isso. Então para quem quer ver todos os convidados sem abrir mão do estilo foto jornalístico, é necessário contratar, obrigatoriamente, uma equipe de filmagem. Para quem é mais tradicional, que deseja ter foto junto de todos os convidados, convém conversar com a organizadora, decoradora e fotógrafo para ver em que local ou como será realizado.


Qualidade: eis uma coisa que vai depender do gosto de cada casal. Eu prezo os detalhes. O cuidado com as cores, sombras e enquadramento. Alguns exemplos negativos observados durante a minha procura: noiva sorrindo e nos dentes uma sombra deixou um aspecto manchado. Em uma foto preta e branca dos noivos dançando, na parede ao fundo, uma cabeça voadora.  Os noivos brindando e no fundo um convidado limpando (com o dedo) o nariz. 


Preço: um profissional de qualidade não é barato. Isto é fato. Se você é fã de fotografia e quer registros fantásticos do grande dia (com direito a livro), terá que rever os seus conceitos. Naturalmente existem ótimos profissionais em todas as faixas, portanto, se o seu orçamento total é, por exemplo, de 20 mil, não irá contratar um profissional que cobra a metade desse valor. Mas também não espere gastar apenas 500,00 reais.


Eu assumo que tive mais sorte do que juízo na época do meu casamento. Explico: quando iniciamos a procura pelo profissional, o fator preço era algo que nos influenciava e muito. Conversamos com muitos profissionais. Alguns adoramos, mas consideramos o preço muito salgado.


Enquanto estávamos nesta busca, a Cris Vogel nos disse que um fotógrafo de muita qualidade estava iniciando carreira solo. Ela marcou uma reunião e conhecemos o Marcelo Andrade. Adoramos as fotos, e mesmo tendo apenas um álbum, já gostamos do estilo. Ele já atuava um tempo como profissional, mas a independência era como uma volta ao início, e assim, o preço estava bem camarada pela alta qualidade apresentada.


Por isso digo que tivemos sorte, pois conseguimos um profissional de primeira linha em uma fase que desconhecíamos que para ter qualidade muitas vezes precisamos espichar o orçamento.

Outras dicas:

  •   É necessário criar uma empatia com o profissional. Ele irá te acompanhar durante muitas horas.
  • Antes do evento pense nas fotos que não podem faltar, por exemplo, vocês possuem um casal de amigo que vem de longe e a presença deles é algo muito especial. Ou a noiva irá usar uma peça de família e gostaria que isso fosse registrado.
  •  Nunca se esqueça de pedir registros da decoração. Mesmo que não apareça muito no livro, será o momento de ver com calma, pois no dia não se percebe várias coisas.
  • Trocar muitas ideias. Este tipo de profissional já está acostumado a realizar eventos e pode trazer dicas preciosas.
  • Se o orçamento permitir, faça uma pré-sessão de fotos. Além de ser uma bela recordação, permite criar um laço inicial com o profissional escolhido.
  • Em caso de equipes, verifique quem irá tirar as fotos. Muitas vezes a noiva se apaixona por um determinado profissional e no dia quem vai é outro integrante da equipe.
  • Ao olhar os livros, analise se aquele é o tipo de foto que você deseja. Se nenhum livro te atrair, provavelmente o resultado final do teu livro não irá atender as tuas expectativas.
  • Procure referências. A opinião de outras noivas sempre pode ajudar.
  • Caso você já tenha um fotógrafo preferido e ele seja integrante de uma equipe, fique de olho. Depois de um tempo, muitos optam em realizar carreira independente, e os primeiros clientes sempre conseguem bons preços.

Um comentário:

  1. Teu fotógrafo foi tão "parte da festa" que ao mesmo tempo que nem vi muitas fotos que ele tirou, quando eu percebia a presença dele tinha tanta empatia... perfeito!

    ResponderExcluir

Olá!

É bom receber você por aqui.