quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Lista


Figura retirada do site ateodiadocasamento.blogspot.com 

Qualquer encontro que reúna mais de dez pessoas fará com que o seu organizador se depare com o item que mais dá dor de cabeça em qualquer ser humano, por mais paciente e tranquilo que ele seja: a lista de convidados.
Isso vale para casamento, chá de fralda, aniversário, formaturas e afins. É quase impossível convidar a todos os conhecidos, colegas, vizinhos e familiares.

Em um primeiro momento, os noivos e seus familiares irão listar todos os convidados imaginados. Após finaliza-la, vem a grande pergunta:
- Qual o seu orçamento? Para quantas pessoas você poderá dar uma festa?

Você pode convidar mais do que listou? Parabéns. Você é um sortudo. Pode encomendar convites a mais, pois se faltar um ano ou mais para o evento, sempre irá surgir alguém no meio do caminho.
Agora, se você pertence ao mundo dos simples mortais em que a lista estoura o seu limite, algumas questões devem ser levantadas, e ai, peço desculpa se para alguém o texto soar grosseiro, mas a realidade de quem se depara com este momento pode ser muito mais dura do que parece.

- Quem é tão importante na tua vida que não pode deixar de comparecer?
- Quem é importante para os pais?
- Quem irá gerar uma saia justa se não for convidado?

Essa primeira lista irá gerar os convidados obrigatórios. A seguir, vem uma pergunta capciosa:
- Quem mora longe e você tem certeza que não irá vir? Nestes casos, você envia o convite como forma de participação, mas não contabiliza nos custos da festa.

- Quem você tem certeza que é convidado e nunca vai a evento nenhum? Aqui é necessário conhecer muito bem a pessoa, e o convite acaba se tornando uma participação também.
E o pior momento (e mais polêmico também), a hora do corte, algumas perguntas chaves:

- Quem você vê uma vez na vida e não recebe nem ligação de parabéns no dia do seu aniversário?
- Você ou seu noivo(a) estão junto há anos e um dos dois não a conhece, mesmo a pessoa morando na mesma cidade?

- A pessoa casou, se formou, fez festa de aniversário recentemente e não te convidou?
- Os pais não estão ajudando e querem convidar pessoas que nunca se viu na vida?

- Você convive há pouco tempo com ela e tem pouca intimidade?
- É uma pessoa que irá entender caso você não possa convidar?

São questões que parecem cruéis e frias a primeira vista, mas para quem pode fazer uma festa para cem pessoas e tem uma lista de duzentos, pode servir de norte para uma tomada de decisão.
Dicas para os pais:
Quem não ajuda, não atrapalha. Aquela história de que a festa fica por conta dos pais da noiva não existe mais, e em muitos casos, quem paga pela festa são os próprios noivos. Se não pode (ou não quer) contribuir, também não vai azucrinar a cabeça dos coitados com uma lista de desconhecidos ou familiares há muito desaparecidos. Ou na hora que estão distribuindo os convites lembrar do primo de décimo grau que brincou contigo quando tinha dois anos e depois nunca mais teve notícia.
Para os convidados:
Você recebeu um convite? Que bom. Sinta-se privilegiado. Para estar à altura, não deixe de confirmar presença. O teu sim irá permitir que os noivos se organizem ainda mais para te receber com carinho e o teu não pode permitir que eles convidem alguém que estava na chamada lista de espera. Não é feio dizer que não vai. Feio é confirmar presença e não aparecer.
Outra coisa, o convite veio somente com o seu nome? Então ele não inclui cachorro, empregada ou aquele amigo que você adora.

O convite inclui a família? Então são os familiares direto que moram na casa, e isso não inclui o atual ficante da caçula.
Outra coisa, confirmar quem não foi convidado irá atrapalhar a organização dos noivos, que já estão deixando de convidar outras pessoas por conta do orçamento. Lembre-se: no futuro, a festa pode ser sua, e ai, não poderá reclamar.

Observações:
Em geral, dez por cento das pessoas que confirmam não comparecem, então é um risco calculado que, dependendo do conhecimento que você possui dos seus convidados, você pode correr e convidar mais pessoas dentro desta cota.

Sempre avalie quem pode sair magoado por não receber um convite, e esteja preparado para espichar um pouco a corda. Às vezes vale a pena cortar alguns itens e aumentar a lista de convidados do que gerar rupturas desnecessárias.
Mas ai você me pergunta: Como é que tu fizeste a tua lista de convidados?

Desde o início nos baseamos no fato de que o nosso casamento era uma celebração. Em janeiro (11 meses antes da festa) ambas as famílias sentaram e listaram os convidados. No meu lado específico, convidei as pessoas com as quais tínhamos alguma identificação, pessoas que eu gostava e que sabia que gostavam de mim. Pessoas que eram importantes para a minha mãe e que a fariam feliz por estar compartilhando aquele dia especial. O mesmo método adotei na empresa, optei em convidar os colegas que eram mais amigos do que outra coisa. Fui me escapando de muitas saias justas até o grande dia.
Gostaria de ter convidado mais pessoas? Com certeza. Ultrapassei em 30% o número de convidados estipulado inicialmente. E como muitas que possam a vir a ler este post, me deparei com problema de confirmações. O que me ajudou bastante também neste item foi ter uma organizadora, que ligou para várias pessoas. O fato de não ser uma pessoa conhecida também facilitou as respostas sinceras quanto o não comparecimento. Então, fica a dica, se você não tiver organizadora, veja com uma amiga, madrinha para fazer esse papel de ligar e verificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.