sábado, 2 de março de 2013

2º Trimestre: A Calmaria


Quem se descobre grávida costuma ir para o google pesquisar o que está acontecendo e o que irá acontecer com o bebê e o seu corpo. Uma das frases mais comuns, e que não é lenda, é que o segundo trimestre é o período da calmaria.

Os enjoos vão embora, o sono fica mais controlável e assim, a mamãe tem mais disposição para colocar as coisas em ordem.

Também é o período em que normalmente se descobre o sexo do bebê e assim, se tem carta branca para ir às compras. No caso de móveis, carrinhos e bebê conforto, mais do que preço, os pais precisam avaliar a segurança e o bem-estar do pitoco que irá nascer.

Para as grávidas de verão, como eu, é uma ótima época para curtir uma praia, pois as viagens ainda estão liberadas e a barriga não pesa nem atrapalha o sono. Para quem viaja de carro, seguir os conselhos médicos valem a pena. O meu obstetra não me permitiu viajar de avião, então fomos para Santa Catarina. Durante toda a viagem, usei meias de média compressão e de duas em duas horas fazia uma parada básica para ir ao banheiro e esticar as pernas. Não se esqueça de levar água e frutas para consumir durante a viagem, isso evita a desidratação e nos deixa mais satisfeitas, mesmo na tranqueira de Laguna.

O que foi lenda pra mim: os tais seios enormes que todo site diz que as mamães estão. Quem tem busto pequeno não passará a ser a Pamela Anderson durante a gravidez, por mais que isso nos fizesse feliz, no máximo pular do 38 para o 42.

O que continua: os cuidados com a pele. Agora ela irá começar a se esticar para valer, então o uso do creme anti-estrias deve ser intensificado. Conforme a barriga cresce, se sente coceira, no lugar de colocar as unhas com vontade, passe um pouco de creme, isso alivia e ajuda a manter ela sem marcas. Os cuidados com a alimentação, como evitar carne mal passada, sushi, comer salada na rua (esta deve ser muito bem lavada em casa). Arroz integral, feijão e legumes não devem ser esquecidos, assim como o leite. Comer de 3 em 3 horas também é saudável para a mãe e para o bebê, mas nada de salgadinhos e bolachas, no cardápio frutas e produtos integrais sempre.

Para finalizar, o melhor dessa etapa: sentir o bebê mexer. No começo não se tem certeza, mas conforme vai se tornando rotina, você sente o sentimento de mãe intensificado, pelo menos pra mim, parece que passamos a interagir mais, e conversar com o bebê fica muito mais gostoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.