domingo, 3 de fevereiro de 2013

Maternidade: Um trimestre de adaptações


Você abre os olhos e a primeira sensação é de enjoo, e lá ela fica até você fechar os olhos. Depois de duas semanas assim, resolvi fazer testes e ver após quais alimentos eu ficava pior. Para alegria temporária da minha amiga vegana, um dos vilões era o leite. Substitui o leite de vaca pelo de soja, o mesmo acontecendo com o iogurte. Outro vilão foi a barrinha de cereal, que foi substituída por fruta.

Além disso, há o sono. Esse é como um lutador de boxe (ou mma para ficar mais moderno), te leva a nocaute sem você nem perceber. Uma piscada pode levar cinco minutos. E confesso, meu raciocínio ficou bem devagar.

No meu caso foi sorte ter descoberto a gravidez com praticamente 2 meses de gestação, pois as primeiras 12 semanas são tensas não só pelos sintomas, mas pelos riscos. Até descobrir o resultado positivo eu fazia academia normalmente (leia-se jump e bike) e tinha muito medo de ter prejudicado o bebê nesta fase tão crítica. O que me fez ficar bem quietinha e não contar para quase ninguém (pois tive que avisar a empresa, devido ao número de consultas e exames).

Algumas mulheres tem a sorte de não terem enjoo, nem sono. No meu caso eram os dois e mais uma grande sensibilidade (= chorar por qualquer coisinha). Foi um período de adaptação, pois eu não conseguia me coordenar como antigamente. Também houve a questão do corpo, pois tive que mudar o estilo de atividade física, substituindo todas as aeróbicas por yoga. Bem que tentei fazer uma hidro gestante, mas ou não havia vagas ou os horários era para quem não trabalhava. Em relação à musculação, apesar de ser permitido para gestantes, eu frequentava uma academia em que os instrutores não acompanham constantemente os alunos, algo não indicado para essa fase, já que nem todos os exercícios e pesos são permitidos.

Chegar a 12 semana foi um alivio pra mim. E assim, chegou a hora de avisar a turma, a desculpa, um chá de maquiagem, mas isso eu conto em outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.